4º Programa de reutilização de recicláveis em locais de entretenimento
- mundosustentavelsp
- 12 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
A Rativa Ambiental é uma empresa de Juiz de Fora, que presta Consultoria especializada nas questões ambientais da cidade. Usando a Educação Ambiental como meta para reeducar hábitos e práticas diárias que nos causam tantos transtornos, como o problema do lixo, nossa missão é incentivar a coletividade a fim de melhorar o modo com que nos relacionamos com o meio ambiente e o próprio lixo. A cidade possui muitos lugares de entretenimento, os eventos, casas de show e bares que têm como característica a produção de uma quantidade enorme de resíduos sólidos, constituídos basicamente por embalagens (latas, garrafas de vidro não retornáveis, embalagens de cigarro, copos e pratos descartáveis; materiais de divulgação; papelão; garrafas pet, entre muitos outros).
O maior problema de uma má gestão de resíduos é gerar catástrofes socioambientais no planeta, sendo assim, a ideia do programa é poder oferecer uma coleta para esses lugares tornando a empresa geradora a principal responsável pelo lixo que produz, criar pontos em praças, locais públicos e acessíveis para que a população dissemine cada vez mais o conceito e boas práticas relacionadas com o lixo, fazer com que os eventos repensem o modelo atual de consumo e atribua valores através de novas atitudes.
É sabido que o nosso aterro recebe lixo de 11 cidades do entorno de Juiz de Fora, que recebe o total de 5.000 toneladas por mês. Segundo o Jornal Tribuna de Minas, em todo o ano de 2015, das 629 toneladas de lixo recolhidas por dia na cidade, apenas 1,5 tonelada foi reciclada, o equivalente a 0,23%, bem abaixo da média nacional, de 4%. Curitiba é tida como a cidade com o maior índice de reciclagem do Brasil. Nela, 7% de todo o lixo coletado na cidade vai para empresas recicladoras, um número ainda muito baixo se comparado à Alemanha, cujo registro é de 61,8%.
No início de Dezembro iniciamos a coleta realizada em parceria com o Cultural-Bar, e em apenas dois meses foram recolhidas 2 toneladas de recicláveis e enviados para as empresas de reutilização, evitando que os mesmos fossem depositados ao aterro sanitário da cidade. Com o programa em ação, realizando parcerias de peso, como a Phormar que já adotou a ideia, bares de todos os portes, Cervejarias Mirante e São Bartolomeu, criando metas para as Associações dos Bairros, podemos estimar por ano, uma coleta de 200 toneladas neste segmento. Podendo então sonhar com o título da cidade que mais recicla lixo em Minas, ou até mesmo do Brasil, devido às baixas taxas de reciclagem do nosso país.
O retorno do trabalho basicamente seria focado na quantidade de lixo recolhido semanal e mensal em toda cidade, os dados seriam relatados em notícias de marketing, em rede social, jornais, rádios, eventos públicos, palestras nas escolas e em associações nos bairros. A notícia se torna importante devido à falta de informações ambientais que não é passada à população, o superlotamento dos aterros é um fator importante no aumento do aquecimento global e das alterações de altas elevações de temperatura, onde o Brasil é um dos países que menos recicla e mais produz lixo no mundo. As notícias da nova prática adotada pela cidade podem gerar reconhecimento da população e entidades, criando mais interesse para as soluções do problema causado pelo lixo, quanto mais acesso as informações e aos resultados, mais empresas e pessoas seriam responsáveis pelo lixo que produzem, podendo assim, ajudar no aumento da taxa de reciclagem da cidade, em um número nunca obtido.
Alice Cavalieri
Gestora Ambiental
Celular: 32 98824-1143
E-mail: Alice-cavalieri@hotmail.com
Empresa é Rativa Consultoria Ambiental @rativaambiental

תגובות