1º Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil
- mundosustentavelsp
- 1 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
A questão ambiental na atividade da construção civil e na gestão de edifícios públicos ganhou importância nos últimos anos. O impacto ambiental decorrente do intenso consumo de recursos naturais, da geração e deposição desordenada dos resíduos, do desperdício de água e energia e da especificação inadequada de materiais e técnicas construtivas tem causado efeitos danosos ao meio ambiente. Este contexto impõe a sociedade a adotar posturas responsáveis e educativas.
Nessa perspectiva, a conscientização e o incentivo à adoção de ações para garantir sustentabilidade nas construções de pequeno e grande porte, vem incorporando conceitos de qualidade ambiental e tecnológica, ecologia, reciclagem e de uso racional de materiais e recursos. Além disso, todas as revisões e atualizações das normas e especificações técnicas de materiais e procedimentos a serem adotados nas obras são feitas objetivando soluções ambientalmente responsáveis.
O Desenvolvimento Sustentável implica necessariamente a existência dos seguintes princípios: equilíbrio ecológico; benefício social; e viabilidade econômica. O desafio é o envolvimento de todos os participantes do processo, como construtoras, gerenciadoras, escritórios de projeto, fabricantes, fornecedores, equipes técnicas, gestores públicos e comunidades.
Por Ricardo Perussi
Gestor Ambiental e Engenheiro Civil

留言