1° Você tem ideia de quanto lixo é gerado no Brasil?
- mundosustentavelsp
- 1 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2021
Em um dos últimos estudos realizados referente a 2018 feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) o Brasil foi o quarto colocado no ranking mundial na geração de lixo, e infelizmente não é uma marca para se comemorar. O Brasil ficou atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia. Cada país tem sua particularidade e sua forma de gerenciamento dos resíduos, o principal motivo é consumismo desnecessário, onde cada dia mais os matérias, equipamentos e outros produtos tem a sua durabilidade reduzida e as empresas sempre inovando, lançamento de novos produtos e a busca de preencher algumas lacunas em nossas vidas que encontramos muitas vezes em bens materiais.
Muitos estudos apontam que a geração de lixo por pessoas podem variar entre 0,800 kg a 1,200 kg e muito desse material poderia ter um destino como reutilização ou reciclagem. Grande parte deste material pode até não ser necessário ou poderia ter sido recusado, mas o destino quase sempre é para aterros sanitários ou lixões a céu aberto dependendo da região.
Ainda pelos estudos Fundo Mundial para a Natureza (WWF) no Brasil em 2018 foram gerados 11.355.220 toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Temos que refletir sobre nossos atos e mudar situações do nosso dia a dia para diminuir nossos impactos na sociedade. Faça um teste, em um dia observe a quantidade de lixo você é sua família gera, seja na sua casa ou em seu trabalho e faça uma projeção nessa situação repetidamente durante sua vida e terá noção do quanto somos impactantes.
Você sabia que em pequenas atitudes podemos reduzir nossos impactos?
Nas próximas postagem apresentaremos e explanaremos sobre cada um dos 5 Rs, que é uma política que visa reduzir a geração de resíduos no nosso planeta, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lida com os resíduos gerados. Os 5 Rs consistem em cinco palavras: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
Por Adriano Rossim
Gestor Ambiental

Commentaires